domingo, 9 de abril de 2017

CADEIRA DE ENCOSTO ALTO PARA OS SALÕES DE CHÁ DE MISS CRANSTON

CADEIRA DE ENCOSTO ALTO PARA OS SALÕES DE CHÁ DE MISS CRANSTON
Charles Rennie Mackintosh, 1900
 
A virada do século XX trouxe consigo uma onda de designers e arquitetos revolucionários que ajudaram a abrir
caminho para o Movimento Modernista. Na Escócia, Charles Rennie Mackintosh (1868-1928) eloquentemente
fundiu o artesanato celta com o elegante rigor japonês, para criar um estilo diferenciado, suspenso entre o Art
Nouveau, o Arts and Crafts e o Secessionismo da Europa Central. O trabalho de Mackintosh — geralmente executado
em colaboração com sua esposa, Margaret MacDonald (1865-1933) — abarcou os campos da arquitetura, da pintura
decorativa e do mobiliário, para produzir interiores experimentais de uma surpreendente modernidade — o
equivalente no design ao wagneriano Gesamtkunstwerk, ou "trabalho de arte total”: Em 1900, Catherine Cranston
encomendou a Mackintosh o desenho de uma sala de almoço para senhoras, para seus amplos Salões de Chá no nº
205 da Ingram Street, no coração do distrito comercial de Glasgow. O interior realizado por Mackintosh era, ao
mesmo tempo, austero e luxuoso — as janelas da altura do pé direito e o revestimento longitudinal em madeira
enfatizavam com insistência a dramática verticalidade de seu desenho. A severa forma geométrica da cadeira de
encosto alto, posicionada ao longo das mesas de chá em fileiras quase militares, confirmava o tema, sendo
suavizada apenas por alguns detalhes decorativos, como as formas curvas no encosto vazado da cabeça, do
estofado e da barra entre as pernas de trás. As elegantes composições arquitetônicas de Mackintosh teriam uma
extensa influência no desenvolvimento do design europeu do início do século XX — talvez mais notavelmente no
trabalho do austríaco Josef Hoffmann e de outros designers ligados à Wiener Werkstätte (ver páginas 12-17).
As
simples e precisas cadeiras de encosto alto — das quais Mackintosh fez muitas variações —permaneceram um
clássico.
A forma alongada de influências geométricas da cadeira de Charles Rennie Mackintosh para os Salões de Chá de
Miss Cranston estava na vanguarda do desenvolvimento de uma nova linguagem visual para o design do século
XX.
Fonte: DESIGN MUSEUM. Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p.
10-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário