CADEIRA DE ENCOSTO ALTO PARA OS SALÕES DE CHÁ DE MISS CRANSTON
Charles Rennie Mackintosh, 1900
A virada do século XX trouxe consigo uma onda de designers e arquitetos revolucionários que ajudaram a abrir
caminho para o Movimento Modernista. Na Escócia, Charles Rennie Mackintosh (1868-1928) eloquentemente
fundiu o artesanato celta com o elegante rigor japonês, para criar um estilo diferenciado, suspenso entre o Art
Nouveau, o Arts and Crafts e o Secessionismo da Europa Central. O trabalho de Mackintosh — geralmente executado
em colaboração com sua esposa, Margaret MacDonald (1865-1933) — abarcou os campos da arquitetura, da pintura
decorativa e do mobiliário, para produzir interiores experimentais de uma surpreendente modernidade — o
equivalente no design ao wagneriano Gesamtkunstwerk, ou "trabalho de arte total”: Em 1900, Catherine Cranston
encomendou a Mackintosh o desenho de uma sala de almoço para senhoras, para seus amplos Salões de Chá no nº
205 da Ingram Street, no coração do distrito comercial de Glasgow. O interior realizado por Mackintosh era, ao
mesmo tempo, austero e luxuoso — as janelas da altura do pé direito e o revestimento longitudinal em madeira
enfatizavam com insistência a dramática verticalidade de seu desenho. A severa forma geométrica da cadeira de
encosto alto, posicionada ao longo das mesas de chá em fileiras quase militares, confirmava o tema, sendo
suavizada apenas por alguns detalhes decorativos, como as formas curvas no encosto vazado da cabeça, do
estofado e da barra entre as pernas de trás. As elegantes composições arquitetônicas de Mackintosh teriam uma
extensa influência no desenvolvimento do design europeu do início do século XX — talvez mais notavelmente no
trabalho do austríaco Josef Hoffmann e de outros designers ligados à Wiener Werkstätte (ver páginas 12-17).
As
simples e precisas cadeiras de encosto alto — das quais Mackintosh fez muitas variações —permaneceram um
clássico.
A forma alongada de influências geométricas da cadeira de Charles Rennie Mackintosh para os Salões de Chá de
Miss Cranston estava na vanguarda do desenvolvimento de uma nova linguagem visual para o design do século
XX.
Fonte: DESIGN MUSEUM. Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p.
10-11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário